Coisas da Nil - Pintura em tecido: Jarra e legumes

terça-feira, 23 de abril de 2013

Jarra e legumes

Oi gente amiga, tudo bom com vocês?!!
Espero que sim, eu tô super gripada por esse motivo as coisas estão meio paradas por aqui...srsrs
Hoje trago mais um tema da pintura em tecido que sempre agrada muito: legumes!
Os legumes são fáceis de pintar, é um bom exercício para quem esta começando a ter aulas de pintura em tecido e quer treinar sombra e luz; alem de ser um motivo que tem tudo a ver com cozinha.


pintura de jarro de vidro com beringelas e pimentões





Só para variar as fotos não ficaram muito boas, a fotógrafa deste blog é
realmente uma lástima....ssrsrsr
Mesmo com toda essa onda de bichinhos fofos, joaninha, abelhinhas, vaquinhas e tudo mais que invadiram a pintura em tecido nos últimos tempos, os temas clássicos como legumes e frutas ainda são o charme  imbatível dos panos de prato e jogos de cozinhas e vale a pena investir nestes temas se você produz peças para vender.
Vocês vão reparar que no risco original desta pintura tem umas folhas pequenas na lateral  tipo folha de salsa, mas depois de pronto a dona não gostou e eu cobri as folhinhas com miosótis que acabaram agradando mais!
Vamos ao passo a passo e o guia de cores desta pintura.

Pintura em tecido - Pano de copa com pintura de jarra, beringelas e pimentões.


pano de copa com pintura de jarro de vidro com beringelas e pimentões


Comece a trabalhar esta pintura pelo fundo com clareador mais a cor azul inverno, pinte também dentro da jarra com a mesma cor. Dentro da jarra, próximo as beringelas e o pimentão use a cor azul turquesa para fazer a sombra e puxe para cima deixando o meio da jarra mais escuro. Faça uma mistura de sépia bem diluído e amarelo pele e contorne toda a jarra para delimitar e separa-la do fundo. Passe o branco levemente diluído na boca da jarra, na alça e nas laterais puxando para dentro. Depois que a pintura estiver toda seca e pronta reforce o branco da jarra e faça alguns pontos de luz na lateral.
Faça o chão com clareador mais a cor amarelo ouro, sombrei com terra queimada acentuando as sombras embaixo dos legumes.
Para pintar as beringelas use clareador mais a cor branca no lugar de maior incidência de luz, passe a cor magenta próximo ao branco e misture as duas levemente. Cubra toda a beringela com a cor violeta e acentue as sombras com o azul marinho. Ilumine com o branco. Para as sépalas das beringelas use verde oliva e ilumine com o verde claro.

 A mistura de verde oliva com branco você pode ver neste post aqui .

Para pintar o pimentão vermelho aplique clareador mais a cor amarelo ouro no meio de cada "gomo" do pimentão, cubra com vermelho escarlate e sombrei com o vinho entre as divisões  Ilumine com o vermelho vivo e uma vírgulas branca em cada "gomo" para a luz.
Para pintar o pimentão verde aplique clareador mais a cor amarelo limão em cada "gomo" do pimentão, cubra com verde musgo e acentue as sombras entre as divisões com o verde pinheiro e tiquinho de preto. Ilumine com o verde folha e uma vírgula branca para a luz. Para a "coroinha " dos pimentões aplique o verde musgo no meio, o verde pinheiro nas pontas e puxe para dentro para mesclar as duas cores, ilumine as pontas com o verde claro e faça o talinho com verde pinheiro e branco.
Para pintar os miosótis desta composição de uma base com as cores magenta e rosa chá na parte de cima. Puxe as pétalas das flores com a cor branca e faça os miolinhos com o amarelo ouro.

O risco para pintar este jarro com beringelas e pimentões.



risco de jarro com beringelas e pimentões


Espero que tenham gostado da sugestão para pintura de legumes de hoje.
Um grande abraço a todas e boas pinturas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá é um prazer ter você no meu blog
E sera um prazer ainda maior ler o que você tem
a dizer.
Não deixe de fazer um comentário antes de sair.
Abraços.