Coisas da Nil - Pintura em tecido: Barrado "Coisinhas de Natal".

sexta-feira, 1 de novembro de 2019

Barrado "Coisinhas de Natal".

Olá, boa tarde!
Espero que esteja tudo bem com vocês e que estejam trabalhando muito preparando as artes natalinas.
Hoje quero dar uma sugestão bem simples para um barrado recortado, que serve tanto para panos de prato, como para toalhas de mesa ou jogos americanos.


barrado natalino


pano de copa de natal com barrado pintado


O risco para esta pintura eu fiz juntando um monte de desenhos simples com tema natalino que coubesse nos 50cm da barra de um pano de prato.  Se você quiser fazer diferente é só ir substituindo alguns temas por outros na extensão do tecido que você vai pintar. Pode adicionar velas, renas, rostinho de boneco de neve, mais ou menos bolas de natal, o que você quiser.


barrado natalino bolas sino e flor


barrado recostado papai noel com bolas e flor

Depois de pronto se quiser recortar como esse que eu fiz, é só passar termolina e cortar para dar um acabamento bem legal.
Eu usei para o acabamento deste pano mais ou menos 2 metros de vies largo estampadinho, que foi costurado nas laterais e na parte superior. Este vies estampado dá um ar bem alegre a peça pronta.

Pintura pronta sem recortar:

pintura em tecido barrado natalino


Depois de recortada:

barrado com tema natalino recortado

Agora vamos ao guia de cores que eu usei para pintar este barradinho com temas natalinos.

Pintura em tecido - Barrado "Coisinhas de Natal".


Papai Noel - use as cores salmão bebê e jatobá para o rostinho. Preto e branco para os olhos. Faça a boca com as mesmas cores do rostinho. Faça a língua com vermelho tomate e o fundo da boca com a cor vinho.
Barba e bigode - aplique a cor banco e espere secar um pouco. Depois sombreie com a cor azul inverno. Ilumine com o branco e puxe fios no bigode com o azul inverno e branco.
Touca do Papai Noel - aplique a cor vermelho escarlate, sombreie com o vinho e ilumine com amarelo ouro. Para a parte fofinha da touca e do pompom use a cor branca e sombreie com o cinza lunar. Faça um batidinho com branco puro para deixar com uma aparencia bem fofinha.
Folhas - pinte metade da folha de branco, depois aplique a cor verde musgo na  outra metade e vá misturando as duas. Se você achar que tem necessidade de mais luz reforce o branco. Faça a nervura central e o contorno das folhas com o verde pinheiro.
Bola azul - azul bebe, azul ceruleo e branco. Detalhes com dimensional glitter dourado.
Bola laranja - amarelo bebe, amarelo ouro e laranja. Detalhes com dimensional glitter amarelo.
Bola roxa - lilás bebe, pitaya e vinho.  Brilho com dimensional acqua cristal.
Bola verde - verde bebe, verde country e branco. Para as estampas use estêncil e a cor branco metalico.
Sino - amarelo bebe, amarelo ouro e sombreie com siena natural. Ilumine com o branco. Detalhes com dimensional glitter ouro.
Laço - vermelho natal, terra queimada para sombrear e amarelo ouro para iluminar.
Flor de natal - (ou flor Bico de Papagaio) use a cor vermelho fogo, sombreie com o vinho e ilumine com o amarelo ouro. Para pintar o miolo dê uma base com a cor sépia e depois faça um batidinho em cima do sepia com o verde kiwi e branco.

Se voce for recortar, termine toda a pintura, espere secar bem e aplique 4 demãos de termolina, duas do lado direito e duas do lado avesso da pintura. depois de seco é só cortar bem rente ao desenho.

O risco que eu usei para pintar este barrado com tema natalino.



Espero que tenham gostado da sugestão de hoje.
Um grande abraço e boa pintura.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá é um prazer ter você no meu blog
E sera um prazer ainda maior ler o que você tem
a dizer.
Não deixe de fazer um comentário antes de sair.
Abraços.