Coisas da Nil - Pintura em tecido: Semaninha de frutas.

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Semaninha de frutas.

Ola a todos!!!
Frutas é um dos tema preferidos da pintura em tecido. Além de compor arranjos alegres e coloridos, frutas são ótimas para quem esta começando a pintar e quer treinar as primeiras pinceladas e noções de luz e sombra. Sem falar que paninhos de cozinha com frutas pintadas ficam uma graça!
Hoje eu trouxe uma semaninha com frutas pintadas, mas não em panos de copa mas em toalhinhas de lavabo. A dona desta semaninha não gosta de bate-mão então ela tem sempre estas toalhinhas para secar as mãos, na cozinha dela. Eu já publiquei no post Toalhinhas de mão para cozinha. outras peças que fiz para ela.
Clica na Imagem que dá pra ver bem melhor.
semaninha com pintura de frutas

Tem abacates para a vitamina da segunda:
 abacates
Pêssegos suculentos e cheirosos na terça -feira:
pessegos
As maças para adoçar a quarta:
maças
 Mamões verdes e maduros para a quinta -feira:
mamão
 Peras frescas para a sexta:
peras
 Suculentas fatias de melancia para o sábado:
melancias
 E laranjas para fazer suco no domingo:
laranjas

Pintura em tecido - Semaninha com frutas pintadas.

Pinte todas as folhas iguais para isso use as cores amarelo limão no meio, verde folha e verde oliva para escurecer e branco para iluminar. Verde oliva para as nervuras.
Abacates -para pintar os abacates aplique  branco na área de maior luz, passe o amarelo limão misturando com o branco. Cubra todo o abacate com o verde folha, depois vá sombreando com verde oliva, verde pinheiro e tiquinho de preto nas sombras. Ilumine com o branco.Pinte a polpa do abacate com branco, mescle com o amarelo limão e sombrei com o verde folha próximo a casca do abacate, deixando mais claro junto ao caroço. Para pintar o caroço use marrom e sépia para escurecer, para iluminar o carroço use siena natural e branco.
Pêssegos Faça o pêssego aplicando a cor amarelo canário no meio da fruta, sombrei com pêssego e purpura para dar profundidade na fruta, e use o branco para a luz. Para pintar a polpa do pêssego use a cor marfim, sombrei com amarelo pele e tiquinho de verde oliva próximo a casca; ilumine cm o branco próximo ao caroço. Pinte o caroço com cerâmica, sépia para escurecer e ocre ouro para iluminar.
Maças - Para pintar as maças passe o amarelo ouro no meio, cubra com vermelho tomate e escureça com purpura e vinho. Para a maça partida use a cor marfim na polpa e sombrei com siena natural, faça a cavidade aonde fica o caroço coim a cor mostarda e preto para o caroço, usar amarelo ouro, vermelho tomate e purpura para a casca.
Mamão - Para o mamão  mais verde use amarelo limão,amarelo ouro e verde musgo.Dê umas batidinhas com a ponta do pincel e a cor sépia na lateral do mamão. Sépia para o talinho. Para o mamão mais maduro use amarelo ouro, amarelo de cadimo e vermelho fogo. Sépia para as batidinhas na lateral e para o talinho. Para a fatia use as cores amarelo ouro, laranja e amarelo mais branco para iluminar; marque a cavidade das sementes com o sépia e faça as sementes com preto e branco.
Peras - Pinte as peras com branco no meio, cubra com amarelo limão, amarelo ouro, passe um pouco de verde musgo do lado direito da pera e puxe para o meio. Sombrei as peras com o caramelo e ilumine com o branco. Sépia e branco para os talinhos e fundo da pera. Para as pera aberta aplique a cor marfim e sombrei com tiquinho de amarelo ouro. Use sujeirinha de verde musgo próximo a cavidade dos caroços. Faça essa cavidade com sépia e os caroços com o preto. Use o branco para iluminar.
Para a casca use, amarelo ouro, caramelo e verde musgo.
Melancias - Para pintar a melancia aplique a cor rosa chá, e depois o vermelho tomate e o purpura, branco para dar luz, faça as sementinhas com as cores preto e branco. Para pintar a casca use o branco, verde musgo, verde oliva e verde pinheiro.
Laranjas - Pintar as laranjas com a cor marfim no meio da fruta e cobrir com o amarelo ouro e amarelo cadimo, sombrear com o laranja e o verde musgo nas partes mais verdes da fruta e escurecer alguns pontos como cerâmica. Para a fruta aberta usar marfim , amarelo limão, amarelo ouro e caramelo. Branco para os caroços.
Finalize a pintura de todas as frutas fazendo os miosótis distribuídos ao seu gosto em todo o motivo; para isto use as cores azul caribe e branco para as pétalas e amarelo ouro para os miolos.
Escreva os dias da semana com a cor azul marinho.

Os riscos que eu usei para esta semaninha.


risco dias da semaninha de frutasrisco semaninha de frutas para pintar

Para pintar em toalhinhas eu imprimi todas as frutas juntas em uma folha de sulfite, este é o tamanho ideal, para os dias imprima em meia folha de sulfite. Pra a semaninha normal em panos de copa imprima um motivo por folha.
Espero que tenham gostado da sugestão de hoje.
Abraços grande e fiquem com Deus.

24 comentários:

  1. Nil..minha amiga, que semaninha espetacular..nossa adorei..já fiz muitas hehe..mas não pintadas..e sim em ponto cruz..parabéns e que Deus te Abençõe..Tenha uma linda Tarde..Bjos de sua amiga Andressa!

    ResponderExcluir
  2. OI NIL QUE LINDO!EU FIQUE ENCANTADA FICOU LINDOS EU AMEI AS CORES.SEUS TRABALHOS SÃO BENÇÃOS DE DEUS OBRA DIVINA DO PAI.BJS AMIGA QUE DEUS POSSA ABENÇOAR AS SUAS MÃOS SEMPRE AMIGA.

    ResponderExcluir
  3. Oi Nil!!Td bem florzinha?Estava meio distante do blog,muitas encomendas(graças a Deus)estou cuidando de um menino que eu gostaria de adotar..meu neto nasceu está no hospital como vc já viu no face e coisas e coisas acontecendo...mas enfim hoje tirei um tempinho e vou voltar a cuidar do meu blog e a visitar minhas amigas do coração.
    Nil!essas frutas estão demais..coo estão lindas as suas pinturas(sempre foram)mas essas frutas tem até o brilho da água quando a gente lava...O paninho que mais gostei foi o do abacate e a Dudy minha filhotinha gostou mais das maças e da melancia.
    Beijos ♥♥♥

    ResponderExcluir
  4. Oi querida tá simples mais bem bonitinho....e realmente pintura de frutas combinam perfeitamente com cozinha....um abç. adoro visitar teu blog..é tudo muito bem esplicado.

    ResponderExcluir
  5. Adorei !!!
    Suas toalhinhas com frutos estão maravilhosas.
    Parabéns pelo talento.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi,Nil lindas sua semaninha,perfeitas,bsjj

    ResponderExcluir
  7. Oi
    Nil! adorei suas frutinhas amiga, lindos os paninhos!!!
    um lindo e proveitoso dia!
    bjsssss

    ResponderExcluir
  8. Olá minha amiga querida!
    Nil, muito obrigada pela visita, estou bem, mas estou tão perdida, não sei mais como me encontrar, vou tentar acertar os ponteiros do relógio da minha vida, mas ainda tenho que encontrá-los!
    Menina, sua semaninha está muito mais que linda, está um espetáculo!!!!
    Beijos e tudo de bom!

    ResponderExcluir
  9. Amiga,que semaninha deliciosa!!!
    Voçe está de parabéns...
    Um proveitoso feriadão para voçe,se sobrar churrasco eu quero rrssssss....
    bjjocas Amo!!!

    ResponderExcluir
  10. Oi Nil...kkkkkkkkk Eu tava sim com saudade da sua pessoa pq vc é chique bem kkkkkkkkkk. Menina preciso arrumar uma lixeira assim disfarçada de mesa com pano no centro e ainda enfeites.Com certeza tem um monte de gente envolta dela para garantir q o lixo será jogado nela né? kkkkkkkkk Mui espertinha vc kkkkkkkkk...Mas vc e a Andrea não precisam brigar a gente faz um ridízio e cada uma fica com ela um dia kkkkkk. Mas modéstia a parte estou reciclando aqui um daqueles potinhos de plástico rígido de $1,99 , que tá velhinho,para ser mais exata ele tá com 13 anos rsrsrsrs, menina acho q tá ficando até bem legalzinho. Eu fiz tb uma pintura a mão que acho que a Lu vai aprovar.Eu te falo eu vou chegar lá. Depois que pisaram no meu calo aí que eu vou enfrente mesmo kkkkkkkk Me aguardem kkkkkkkk...Ahhh deixa eu falar dos seus né?Que tal a gente trocar uma xícara velha, por esses paninhos novinhos e maravilhosos???Eu topo kkkkkkkkk Só tem um problema, o dia que eu estiver sem frutas como os panos pq estão parecendo de verdade talvez até mais docinhas..Ai eu vou dar uma lambida na tela do pc kkkkkkkkk....Dps a gente resolve isso né?kkkkk...Bjimmmm

    ResponderExcluir
  11. Olá Nil
    que linnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnndo
    adoreeeeeeeeeeeei essa semaninha
    parabéns amiga suas pinturas são maravilhosas
    Bjs fique com Deus
    Boa quinta-feira!!!

    ResponderExcluir
  12. Oi Nil me apaixonei por sua semaninha!! Parabéns, vc enova a cada dia e eu muito tudo isso!!Bjs e uma linda quinta feira.

    ResponderExcluir
  13. Oi querida amiga bom dia
    Adorei a sua semaninha, os frutos ficaram maravilhosos, perfeitos!!Muitos Parabéns pelo seu talento!!
    Obrigada pela visitinha e pelas palavras carinhosas.
    Bjs e um lindo dia para você
    Dulcineia

    ResponderExcluir
  14. Querida amiga
    Que lindos estes paninhos.
    Se tivesse de escolher nem saberia,de tão bonitos que estão todos.
    Um beijo grande desta sua amiga

    ResponderExcluir
  15. Amiga!!! Vc arrasa nas pinturas heim!
    Amei todos!!!
    Então.... Quanto a Bala rsrsrsrsrs sou da epoca da bala Juquinha
    Vc que é Bebê.


    Beijos Pão com Manteiga Claybom
    Lembra?

    Andrea

    ResponderExcluir
  16. Oi Nil, as pinturas de semaninha ficaram lindos, tenha um ótimo feriado e final de semana, bjs

    ResponderExcluir
  17. Olá Nil :)

    Quando li o teu post, não resisti a cantarolar uma musica que há tempos andou por cá nos top´s :)

    É sexta-feira
    Suei a semana inteira
    No bolso não trago um tostão
    Alguém me arranje emprego
    Bom Bom Bom Bom
    Já Já Já Já

    Peço desculpa, não vem muito a propósito ... :) até me estou aqui a rir sózinha com a minha parvoísse :))

    Beijinhos e lindas as tuas toalhinhas!!!

    ResponderExcluir
  18. Olá, Nil! Sua artes como sempre, arrasando!
    Mas hoje eu vim deixar um abraço apertado, mesmo que virtual, para minha amiga criança!
    Não deixe morrer a criança que existe dentro do seu coração!
    Te gosto muito!
    Bjs,
    Josi

    ResponderExcluir
  19. Olá Nil,que semaninha mais béla!!!!Muito delicada ficou lindissima,sem dizer do anjo que encanto!!!!Prabéns amiga seu talento é admiravel.BJOS E UM FIM DE SEMANA MUITO ABENÇOADO.

    ResponderExcluir
  20. Oi querida Nil tudo bem , estou com saudades, estou meio enrolada com umas pinturas, estou devagar quase parando bem preguisosa, mais amo pintura, e sempre que vejo suas pinturas renova minhas forças e me da animo para pintar, bom não hoje que é feriado,mas preciso pintar quem sabe amanha,
    minha querida beijos e uma boa noite inluminada cheias de estrelas no seu ceu, e um otimo final de semana

    ResponderExcluir
  21. ola amiga querida como esta?vim deixar beijinhos e desejar bom fim de semana

    ResponderExcluir
  22. Faz tempo que nao vinha mais aqui mais com essas belezas nao pude deixar de dar uma espiadinha...parabens estão lindas ...bjs e bom fim de semana!!

    ResponderExcluir

Olá é um prazer ter você no meu blog
E sera um prazer ainda maior ler o que você tem
a dizer.
Não deixe de fazer um comentário antes de sair.
Abraços.