Coisas da Nil - Pintura em tecido: Frutas frescas.

terça-feira, 26 de junho de 2012

Frutas frescas.

Frutas é sempre um  ótimo tema na pintura em tecido. E um pano de copa com frutas pintadas alegra qualquer cozinha. Elas formam composições coloridas, bonitas, e fáceis de pintar, principalmente para quem esta iniciando na pintura em tecido. 

Pintura em tecido - Pano de copa com pintura de frutas.

pintura de melancia e frutas

Vamos para as cores.

Fundo - comece pelo fundo com clareador e a cor ocre ouro, bem esfumaçado ao redor do desenho.
Pinte as folhas com clareador mais a cor verde kiwi, escureça com o verde oliva e ilumine com o branco.
Para pintar a maça aplique clareador mais branco, cubra com o cor amarelo ouro, escureça com purpura e vinho próximo a pera,  faça a luz com branco. Use a cor sépia para o talinho de maça. Para pintar a pera use clareador mais a cor branca no meio, cubra com o amarelo ouro, sombrei um lado com a cor amarelo cadimo e o outo lado com a cor verde oliva, faça o fundinho da pera e o talinho com a cor sépia. Pegue uma sujeirinha de verde musgo e passe em alguns pontos da pera, ilumine com o branco.
Para pintar a melancia aplique clareador mais a cor rosa chá, e depois o vermelho tomate e o purpura, branco para dar luz, faça as sementinhas com as cores preto e branco. Para pintar a casca use o branco, verde musgo, verde oliva e verde pinheiro.
Fiz uvas de duas cores nesta pintura em tecido; para pintar as roxas aplique o clareador mais a cor lilás bebe, sombrei com violeta cobalto e tiquinho de violeta e ilumine com o branco dando forma a cada baguinho, branco para o pontinho de luz ; já para as uvas rosadas aplique clareador mais rosa chá, escureça com a cor purpura e tiquinho da cor vinho, ilumine com o rosa bebe dando forma aos baguinhos da uva, faça o pontinho de luz com o branco.
Para pintar as margaridas dê uma base com o azul caribe e puxe as pétalas com o branco, se quiser espere secar e reforce o branco das flores, para o miolo use  as cores amarelo ouro, caramelo, sépia e branco.
Faça o chão com clareador mais as cores ocre ouro e siena  natural próximo as frutas.
Finalize a pintura fazendo miosótis com uma base de azul turquesa e azul celeste e puxe as pétalas com o branco, s´pia para os galhos e amarelo ouro para o miolinho.
Mais post com pintura de frutas:
Quase uma salada de frutas...
Peras e maças.
Salada de frutas...

O risco para esta pintura de frutas é este.


risco de melancia com pera, maça e uvas
Espero que tenham gostado e se quiserem ver um pap muito bom para pintar melancia é só visitar o blog da  querida Vilma Varanda e clica aqui neste post. Vocês vão aprender muito por lá.
Abraços a todos e boa pintura.

45 comentários:

  1. Olá Nil!!!!!!!
    essas frutas ficaram perfeitas,me encantei tbém com o vestidinho de quadrilha,aliás ,todos seus trabalhos são lindos amiga,quase não tenho tempo de visitar as amigas do blog,mas nunca me esqueço delas e de vc principalmente,que foi minha primeira seguidora!
    um bjão amiga!

    ResponderExcluir
  2. Hummmmmmmmmm...que delicia de frutas... até me abriram o apetite, rsrsrs...e o aroma então, dá pra sentir daqui...

    ResponderExcluir
  3. Oi Nil, adorei, eu já pintei um risco parecido com esse, essa composição de frutas com flores acho uma graça, dá todo o charme na pintura, beijoss no coração amiga.

    ResponderExcluir
  4. Oi minha amada!!!!!
    Não beije meu jardim e voe logo não!!!!
    Amo suas bjjocas rrssss...........
    Nil é tão bom pintar frutas né?
    Esss ficaram lindas.....
    Henrique está de férias, só tocando violão e pintando.
    Mas não é com pinceis rrrr....
    Beijo para sua mãe e familia
    bjjocas Amo!!!

    ResponderExcluir
  5. Tão lindas, parecem de verdade.
    Excelente trabalho!
    Ótima semana pra você!

    ResponderExcluir
  6. Olá minha amiga!
    Menina, quanta beleza nesta pintura! Tudo lindo e perfeito! Amei de montão!!!!!
    Um beijo com muito carinho!

    ResponderExcluir
  7. oi amiga tudo bemfiquei feliz que voce tenha gostado do meu tapete.tambem gostei do resultado,e a respeito das frutas vc tem razão alegra qualquer cozinha.
    suas frutas ficaram lindas,bjssss

    ResponderExcluir
  8. Oi Nil, que coisa mais linda é sua pintura!!
    Sabe eu quero pintar panos de prato mas nunca pintei assim flores frutas! Ja pintei muito papai noel e bonecos de neve e foi só! Será que eu consigo? Vc não tem ai um desenho bem fácil e ja pintado para eu tentar! E quando eu postar não vai rir de mim tá!BJS

    ResponderExcluir
  9. E quem é q precisa da fadinha do crochê se já tem a fadinha da pintur.....Oi NIL rsrsrsrsrsrsrsrsrsr...Amei as suas frutas estão maravilhosas.Q bom q vc recebeu meu post no outro dia,pq eu não tô mais recebendo(os meus agora nem no outro dia afffff)Andei fuçando lá e estou esperando mas até agora nada.O seu tb ainda ñ chegou ,mas vai acabar chegando antes do meu,pq o dos barradinhos q coloquei ontem até agora nada de pitibiriba rsrsrsrsrrsr.Eu vou acabar chutando o pau da barraca kkkkkkk...Bjimmmmmmmmmmmmmm

    ResponderExcluir
  10. ΝΙΛ ΓΕΙΑ ΣΟΥ!
    ΕΙΝΑΙ ΥΠΕΡΟΧΑ ΚΑΛΟΚΑΙΡΙΝΑ ΚΑΙ ΠΟΛΥ ΔΡΟΣΕΡΑ ΤΑ ΦΡΟΥΤΑ ΣΟΥ!!!!!!!
    ΠΟΛΛΑ ΦΙΛΑΚΙΑ!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  11. Amo passear pelo eu blog e admirar suas pinturas.... Preciso deixar as outras atividades de lado e voltar a pintar também, mas encomendas são encomendas, e tem prazo de entrega, né? Se bem que já tenho encomendas de panos de prato com pinturas Natalinas, mas o crochê é prá agora, então... Bjs amiga, e obrigada pelas visitas e recadinhos, tá?

    ResponderExcluir
  12. Que belezura é essa mulher?
    Lindo, lindo e lindo! Dá até pra fazer um quadro de Pano de Prato.
    Eu Fiz!
    Uma vez um rapaz me pediu um quadro pra dar de presente pra namorada. E eu não tinha ideia, então pintei um pano de prato e coloquei moldura rsrsrsrsrsrs Vc não acredita?
    Vou fazer a postagem, depois venho te chamar pra ver.

    Um Beijo sabor melância
    Andrea

    ResponderExcluir
  13. Que linda as frutas, e eu sou totalmente analfabeta em questão de pinturas, quem sabe um dia eu não tento, parabéns, os seus trabalhos são lindos!! Já estou te seguindo também beijos e ótima terça!

    ResponderExcluir
  14. Oi Nil, tudo bem contigo?
    Obrigada pela visitinha no meu cantinho, é muito bom receber elogios de uma eksperta em pintura...
    Suas frutas estão perfeitas, já estou salvando os riscos, assim que der folga nas fraldas vou voltar com os guardanapos.....
    Boa semana para ti...
    Bjkas.....

    ResponderExcluir
  15. Eta belezura!!!
    Adoro ler suas explicações...
    Um dia ainda vou me atraver....
    Uma boa semana,cheia de trabalhos lindos!!!!
    Bjkas

    ResponderExcluir
  16. OI AMIGUCHA EU ADORO QUANDO VC VAI NO MEU BLOG E DEIXA UM COMETÁRIO EU ADOROOOOO!VC É MUITO LEGAL EU TE CURTO DE MONTÃO.SE VC É ESTROVERTIDA NA NET IMAGINA PESSOLMENTE?DEVE SER MUITO LEGAL.EU ADORO A SUA AMIZADE E VOU CUTIVA-LA PARA QUE ELA POSSA CRESCER MAIS E MAIS.BJS QUERIDA E BOA SEMANA.

    ResponderExcluir
  17. Que perfeição, que lindo! Parabéns, bjs

    ResponderExcluir
  18. Oi Lindaaaaa!Nil minha linda fiquei tão feliz,quando vir seu recado no meu blog,sempre que tiver um tempinho visita meu blog amiga,que lindo essa pintura no pano de copa com fruta ficou uma fofuraaaa que perfeição amiga,sentir saudades também viu amiga,beijos com amor e carinho,fica com DEUS,muitos beijinhos cheios de carinhos,parabéns.Tenha uma semana abençoada por DEUS.

    ResponderExcluir
  19. Olá querida amiga
    As suas frutas estão de fazer crescer água na boca, parecem verdadeiras, com o calor que faz hoje, até ia uma talhada de melancia bem fresquinha :) adoro quase toda a fruta rsrsrs!!! A sua pintura está perfeita e lindíssima como todas as que faz!! Parabéns!! Fico sempre encantada com os seus trabalhos!!
    Bjs amiga e uma linda semana
    Dulcineia

    ResponderExcluir
  20. Oi Nil meu banheiro ficou mais florido e bonito realmente. Terminei de fazer uma fralda para minha sobrinha Julia que vai chegar e já começei uma toalha de banho. O trabalho em patchwork é um jogo de muita paciência e carinho. DIFÍCIL, mas o resultado anima. Suas frutas estão muito bonitas. Uma linda semana. bjs

    ResponderExcluir
  21. Oi Nil! Obrigado pela visita e pelo carinho de sempre. Também tenho tido muito pouco tempo e acabo ficando em falta com minhas amigas, mas as encomendas chegam e temos que atender a todos. Estou precisando de um descanso, mas, por outro lado me faz muito bem.
    Vamos em frente! Foi bom falar com você, te admiro bastante.
    Beijo no seu coração!

    ResponderExcluir
  22. Nossa linda pintura, como sempre você brilha nos trabalhos!!!

    ResponderExcluir
  23. Oi minha linda!

    Que frutas lindas, você como sempre talentosa!

    Obrigada pelo carinho, o enxoval do meu sobrinho vai muito bem sim, já copiei várias coisas daqui e mandei pra lá, minha mãe toda coruja tem feito bastante coisas :D

    Miaubeijos com muito carinho, e desejos de sucesso e felicidade :D =^.^=

    ResponderExcluir
  24. oi Nil lindas frutas!!!!sempre como muita fruta pra manter a forma...Ta bom confesso é mentira eu como pouca fruta...mas que a pintura ta linda é verdade!!!!

    ResponderExcluir
  25. Nil,
    Não estou conseguindo scanear a Budega da foto.
    A imagem tá meio escura, posso te mandar por email.
    Porque pra fazer a postagem não vai dar.
    Poxa! eu tava tão empolgada.

    Beijos sabor bolacha club social
    Andrea

    ResponderExcluir
  26. Oi Nil!!!
    Faz dias que tbm queria dar um "oi! para vc, mas as vezes me perco na net...rsrs
    Menina, quantos trabalhos bonitos!!!
    Eu gosto muito de panos de prato,mas babei um montão no avental e nas pinturas para nenezinho!!!
    Quanta delecadeza!!!
    Boa semana para vc tbm!!!

    ResponderExcluir
  27. OLÁ AMIGA.

    ESTA SUA TOALHA FICOU DIVINA.
    ABRAÇOS,
    MARLI

    ResponderExcluir
  28. Amei como tudo que faz.
    Fazia um tempinho que não vinha aqui me perdoe, amei o novo layout do blog esta bem mais leve, bjusss

    ResponderExcluir
  29. Olá Nil
    Conheço os trabalhos da Vilma,gosto de todos.E você amiga é fera na pintura.Tá chique o pano de copa!!
    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  30. Olá amiga essas frutas ficaram simplesmente um show, dá até vontade de dar uma mordida!!!! Beijos e uma ótima quarta feira.

    ResponderExcluir
  31. Olá Nil,

    Estou sempre a repetir o mesmo, mas gosto muito dos seus panos e das pinturas que faz. Ficam lindos, muito bom gosto!!

    beijinhos
    Teresa

    ResponderExcluir
  32. Não é necessário "entender" de pintura para saber que sua pintura é linda, muito bem feita, uma arte mesmo!
    Eu não entendo, mas sei que é um mimo..

    beijinss

    ResponderExcluir
  33. Oi Nil kkkkkkkkkkkkkkk vc como sempre me fazendo rir kkkkkkkkkkkk Adorei seu comentário.Q coisa louca, mas isso acontece mesmo se vc via direto p/ meu blog?Isso já me aconteceu aí cliquei em inicio e apareceu tudo, mas pode se o Mozila sim.Será que o seu Mozila não é beta?Se dor dá muito problema pq é experimental, só não me pergunta como faz p/ descobrir pq eu não sei kkkkkkkkkkk Apesar dos pesares, eu prefiro o Google Chrome,dos piores ele é o melhor rsrsrsrsrsrsrs.Qto ao feedburner eu tb recebi e realmente não sei pq vieram dois,tb acho q devem estar econimizando e-mail kkkkk.Já revirei aquela meleca atráz de explicações mas não consigo entender nada i tico e tece ficaram tontinhos tadinhos kkkkkkkkk Bom trabalho p/ vc amiga....Bjimmmmmmmmmm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Peraí,me fala só uma coisa,vc disse q vê o adsense em vx?E logo abaixo das guias(abaixo da foto com o nome do blog)e na barra lateral vc não vê?Pq minha filha esses dias me disse q só via em bx tb....Bjimmmmmmmmmmm

      Excluir
    2. Não é vx e sim bx de baixo kkkkkkk

      Excluir
  34. Oi Nil kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Tô aqui com o meu probleminha preocupada e vc me fazendo rir kkkkkkkkkkkkkkkkkkk Adorooooo seus comentários,bommm demaisss vc tem um anjo bom q te acompanha.Sabe o q eu queria te ver na Globo trabalhando com os maravilhosos Caras de páu ou então no entre tapas e beijos ou quem sabe na grande familia,ai meu DEUS eu ia viver c/ a roupa molhada de tanto rir kkkkkkkkkkkkkkk Amiga dps mais tarde pq agora tenho q fazer papá,te mando um e-mail p/ te contar c/ o q estou preocupada e vc me ajuda nas orações tá?Vc viu o q te mandei por e-mail?Bjimmmmmmmmmmmmmmmmm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh O meu blog tá assim mesmo como vc descreveu ufaaa rsrsrs,onde mesmo ele ficou gde?rsrsrssrs E dps no e-mail te conto pq mudei o layout dele...Bjimmmm

      Excluir
  35. Seus trabalhos são mesmo uma maravilha
    como sempre postando coisa bem legais
    Bjus
    Rita

    ResponderExcluir
  36. Olá Nil
    Amiga obrigada pelo seu carinho,ficou lindo este seu pano mais um maravilhoso trabalho, os frutos parecem mesmo de verdade, parabéns pelo seu talento.
    Beijnhos e tudo de bom

    ResponderExcluir
  37. Olá amada tudo bem ? Vim te trazer meu carinho .Te desejo uma noite tranquila . Fica na paz



    Se algumas pessoas se afastarem de você, não fique triste, isso é uma resposta da oração: "...mas livrai-nos do mal. Amém"

    ResponderExcluir
  38. Olá amiga obrigada pela visiya lá no meu cantinho, lindo esse pano, adorei beijocas.

    ResponderExcluir
  39. Amiga amei tua visita.
    Agradeço o carinho.
    Tenhas um lindo dia.
    Beijos

    ResponderExcluir
  40. Gostei do seu blog; Suas Pinturas então Bonitas gostei muito.

    ResponderExcluir

Olá é um prazer ter você no meu blog
E sera um prazer ainda maior ler o que você tem
a dizer.
Não deixe de fazer um comentário antes de sair.
Abraços.