Coisas da Nil - Pintura em tecido: Tempos da Quaresma....

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Tempos da Quaresma....


 Tempos de viver a Quaresma e se preparar para a Páscoa Cristã.

 Pintura em tecido pano de copa com motivos eucarísticos.


Pintura em tecido pano de copa com uvas, pão , cálice e lírios.
Fundo - clareador + azul caribe bem esfumaçado.
Cálice - branco no meio, preencher toda a taça com o amarelo ouro sem cobrir o branco totalmente; sombrear com siena natural e caramelo, amarelo bebe para iluminar.
Folhas da uva - branco, verde oliva e verde pântano para as nervuras e contorno da folha, sépia para o galhinho e arabescos;para as Uvas  use a cor violeta cobalto, violeta, azul e tiquinho de preto para escurecer e lilás bebe para iluminar, branco para o ponto de luz.
Pão -usar o  marfim, sombrear com ocre ouro e escurecer com siena natural, usar o marrom para as partes mais escuras e para o batidinho na parte de baixo do pão, iluminar com branco.
Lírios - cobrir toda a flor com branco, espera secar um pouquinho e depois sombrear com azul caribe, iluminar com branco puro, usar o sépia para fazer o fundo da flor em forma de "U", e depois puxar os pistilos, fazer as sementinhas com o laranja.
Finalize esta pintura em tecido fazendo o chão  com clareador + sépia, iluminar com amarelo ouro.

Pano de copa com vela, uvas e trigo:
Pinte o  fundo  com o clareador  mais a cor violeta cobalto na parte superior do motivo e amarelo ouro na parte inferior bem esfumaçado.
Vela - branco sombreado com azul mar e iluminada com branco puro, chama em amarelo ouro sombrado com vermelho fogo, pavio com o sépia; para o clarão da vela usar o clareador  mais a cor amarelo canário, e contornar com amarelo cadimo, usar agripuff branco para o efeito de vela derretida.
Pinte as folhas  com as cores amarelo limão, verde oliva, siena natural, caramelo e branco, verde pântano para as nervuras e contornos da folha, sépia para o galhinho e ramas da parreira. Para pintar a uvas  use a cor violeta cobalto, violeta, e azul marinho para escurecer e lilás bebe para iluminar, branco para o ponto de luz.
Tigela - aplique o  branco no ponto mais claro da tigela, cubra todo o desenho com amarelo ouro, sombrear com siena, caramelo e cerâmica e tiquinho de marrom embaixo das uvas para escurecer bem as sombras. Finalize a pintura deste pano de copa fazendo o chão com o clareador  mais a cor verde pântano e sujeirinha de violeta cobalto bem esfumaçado.
Os riscos que eu usei.

Mais idéias de pinturas religiosas neste post  aqui  Semana Santa  e também  neste  Para a Igreja.
Muito obrigado a todos pelos comentários e visitas.
Um grande abraço e fiquem com Deus.

50 comentários:

  1. Olá amiga
    Adorei seus trabalhos
    Ficaram lindos
    As uvas estão de dar agua na boca
    Bjs e bom domingo!

    ResponderExcluir
  2. Maria Jose Furlinari12 de fevereiro de 2012 15:51

    Boa tarde.
    Muito bonitos seus trabalhos.
    Você os faz sob encomenda???
    Envia para todos os estados?? Gostaria muito de saber preços e condições.
    Um abraço.
    Maria Jose Furlinari
    mjfurlinari@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria José, tudo bom?
      Muito obrigado por visitar o meu blog e gostar das minhas pinturas.
      Infelizmente seu email tá errado, deve ter alguma coisa errada.
      Eu não vendo meus trabalhos pela internet, mas muito obrigado por se interresar.
      Um grande abraço e tudo de bom.

      Excluir
  3. ΓΕΙΑ ΣΟΥ ΑΓΑΠΗΤΟ ΜΟΥ ΠΑΙΔΙ!!!!!
    ΖΩΓΡΑΦΙΖΕΙΣ ΠΟΛΥ ΩΡΑΙΑ ΚΑΙ ΟΛΑ ΜΟΥ ΑΡΕΣΟΥΝ!!!!!!
    ΤΑ ΜΠΛΕ ΣΤΑΦΥΛΙΑ ΕΙΝΑΙ ΠΑΝΕΜΟΡΦΑ!!!!!!!
    ΚΑΛΗ ΕΒΔΟΜΑΔΑ!
    ΠΟΛΛΑ ΦΙΛΑΚΙΑ!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Hola Nil: Que tal estas? Bonitos trabajos, como siempre. Que pases una buena semana. Besos.

    ResponderExcluir
  5. Olá saudades mil.Quero que saiba que adoro esses temas, pois é uma das maneiras que entramos em comunhão com Deus,que é o responsável dos dons que adiquirimos.Né verdade?
    Hoje vou mudar:bjjocas mil!!! rsssss
    Jesus já te abencou!!!

    ResponderExcluir
  6. Olá amiga,como sempre suas pinturas maravilhosas, elas me inspiram tenho que começar a pintar,
    Beijos e uma semana de bençãos.

    ResponderExcluir
  7. Oi Nil como esta? cheia de pinturas lindas.vim ver vc, estava com saudades,una boa semana.

    ResponderExcluir
  8. Olá Nil.
    Amiga adorei suas pinturas de Páscoa, lindas como só você sabe pintar, a onde você põe todo o carinho e amor.
    Beijos e obrigada pelo seu carinho e amizade.
    Isa

    ResponderExcluir
  9. Amei a primeira.
    vou vencer apreguiça e pintar aqui pra igreja kkkkkkkk


    claudia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eita Claudia, sacode a moleza e vai pintar esta toalha logo que eu quero ver pronta..srrssr
      Um beijão minha amiga se precisar de alguma coisa é só falar.
      Tchau!!!

      Excluir
  10. Olá Nil
    Adoro as suas pinturas, você nasceu mesmo para pintar, ficaram lindos estes motivos de Páscoa, parabéns por mais este belíssimo trabalho.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  11. Olá Nil.Fico muito feliz de vc pensar assim a meu respeito.Ser amigos não é só saber como as pessoas são de perto,nunca te vi e sinto q te conheço há anos rsrsrsrs.A gente começa a conhecer a alma do outro.E não é só nas hrs felizes q temos q chegar mas tb nas hrs dificeis.Estarei sempre por aki,apesar que logo ficarei sem net,mas esterei sempre com vc e sua mãe nas orações,pode ter certeza...Bjimmmm
    Ahhh pq será q esse gaget não veio p/ mim?Tentei entrar naquele endereço q vc passou,mas dá erro.Dps vou tentar de novo...Bjimmmm

    ResponderExcluir
  12. NIl eu me esqueci.Suas uvas e cálice estão lindos.É a quaresma em gde estilo...Bjimmmm

    ResponderExcluir
  13. OI
    Querida Nil
    Obrigado pelo carinho
    Amiga parabéns,seus panos
    Magníficos,lembram bem a quaresma
    Linda idéia amiga.
    Tenha uma bela semana de luzzz............
    Bjossss

    ResponderExcluir
  14. oi amiga tudo bem? vim deixar beijo e desejar uma semana com tudo de bom.

    ResponderExcluir
  15. Lindo pano amiga,Oi só passei para deixar um bj e dizer que tem selinho para vc no meu blog

    ResponderExcluir
  16. Minha querida amiga NIl
    Divinos os seus panos de copa,lindos demais, como tudo o que sempre faz!!
    Parabéns por mais um belíssimo trabalho!!
    Bjs e uma otima semana
    Dulcineia

    ResponderExcluir
  17. que lindos, Nil
    obg pela visita lá no nosso blog, pode voltar sempre que quiser ok? Bjs, Nícia. www.sonhospreconcebidos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Boa tarde amiga,
    Venho lhe desejar uma linda semana coberta de muita paz e amor!
    Sua presença é muito importante em meu cantinho, por esta razão veio lhe agradecer o seu carinho de sua amável visita sempre.
    Assim que poder acesse o link
    http://www.mariaalicecerqueira.com/2012/01/degustacao-do-livro-vida-nossa-de-cada.html
    e leia a degustação do meu próximo livro! Vida nossa de cada dia!
    Obrigada de todo o coração!
    Abraço amigo
    Maria Alice

    ResponderExcluir
  19. OLÁ AMIGA NIL
    VIM TE VISITAR E DESEJAR UMA QUINZENA MARAVILHOSA E SE GOSTAS DE CARNAVAL UM BELO CARNAVAL. ADORO SEU BLOG, LINDOS SEUS TRABALHOS. FICAREI AUSENTE ATÉ FINAL DO MES,
    POIS AGORA QUE VOU TIRAR FERIAS MESMOS. BJINHOS E FIKA COM DEUS.

    ResponderExcluir
  20. Hola amiga, lindo post sobre la Cuaresma, es momento de reflexión. Gracias por tu visita en mi blog.

    Besos y abrazos.

    ResponderExcluir
  21. Olá querida, amo seus trabalhos e esse ficou muto lindo, te desejo uma ótima Quaresma.
    Beijos
    Vitória

    ResponderExcluir
  22. Olá minha amiga!
    Ficaram muito lindos seus trabalhos, amei!!!!
    Um beijo com muito carinho!

    ResponderExcluir
  23. Oi, linda!
    Eu demoro mas qd venho faço logo um testamento...rs
    Vc se lembrou de mim por causa da Bela Whitney? Que honra, amiga!
    Sei que ela foi uma mulher que permitiu que o crack acabasse com ela, mas mesmo assim as lembranças que tenho e sempre terei serão as melhores, sabe?
    Pensei e penso em fazer uma post sobre a perda dela, mas ainda não consigo. Parece que é pesadelo... Não chorei, mas acho q é pq não acredito ainda...
    Hj cantei uma música dela p/ meus alunos e eles babaram! Sou fãzoca mesmo! Assumida! rs...
    E vc, moça bonita? Td bem?
    Sempre enchendo os olhos da gente de "belezuras", né?
    Vc arrasa no que faz, viu?
    Beijocas, amiga!

    ResponderExcluir
  24. Ôi! Passando pra convidar! Tem post novo e presente muito especial! Vem! Cada coração amigo conquistado, é mais uma luzinha a iluminar a nossa estrada! Uma 3ªF radiante e abençoada! Abraço fraterno e afetuoso! Elaine Averbuch Neves
    http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com/
    http://www.dihitt.com.br/elaineaverbuch
    http://twitter.com/@elaineaverbuch

    ResponderExcluir
  25. Olá Amiga!
    Adorei !
    Obrigada por compartilhar.
    Abraços e boa terça feira.
    Marli

    ResponderExcluir
  26. Oi Nil! Vamos ver se dessa vez vai! Não consigo comentar no seu blog faz um tempão, deixei até um recado no blog da Andréa! Agora acho que vai! Valeu pela visita, viu? Beijo! Vy

    ResponderExcluir
  27. Oi Nil passe no meu blog e pegue o selinho que ofereci a você

    ResponderExcluir
  28. Olá Nil tá lindo seu paninho, eu fico aflita pra chegar um fim de semana pra eu poder pintar ou fazer um crochezinho mas acabo ficando tão cansada de trabalhar, mas assim que puder quero pintar também depois vou pegar emprestado uns riscos tá? Daise

    ResponderExcluir
  29. Oi Nil! Saudade de ti!
    Amei suas pinturas especiais para a quaresma que se aproxima! Lindos demais, amiga!
    Bjs. Josi

    ResponderExcluir
  30. E que lindos que ficaram...

    Um beijo da Nita.
    De boa noite…:)

    ResponderExcluir
  31. Oi Nil! Tem selinho pra voce no Sonhos!
    Bjs. Josi

    ResponderExcluir
  32. Oi lindona!!
    Demoro mas apareço... rssss
    Hoje tô passando pra agradecer seu carinho e amizade! Obrigada por sempre me visitar e deixar um tiquim de vc no meu cantinho! =D

    "Não é a altura, nem o peso, nem os músculos que tornam uma pessoa grande, é a sua sensibilidade sem tamanho." - Martha Medeiros -

    Ó só, esses panos de copa estão simplesmente show! Adorei!! =D
    Fica na paz de Deus!
    Xêross

    ResponderExcluir
  33. lindas as suas pinturas Nil.
    tenha um bomm dia
    abraços!!!

    ResponderExcluir
  34. Hei Nil vc me me deixou uns comentarios e eu ainda não tinha voltado aki. Nossa acho super bakana vc saber se organizar em suas visitas. Sempre ke me vejo em dividas quanto a isso me desanimo com o blog. Sei q é tão bom ter esse contato com nossos amigo blogueiros. Olha espero breve ter um biko p/ postar no P7B8, tomara q eu faça logo. E akele pekeno texto fiz de repente. Assisti o BBB um dia, vi uma la falando do vento, então peguei meu celular e escrevi uma nota. Me ixpirei um pouko, mas na última frase tinha duas palavras ke dizia a msm coisa. Daí eu dei um mudada. Não q seja uma copia do q ela falou, mudei o que havia escrito no celular. Eu fiz outro pekeno texto, mostrei p/ um amigo e ele achou melancolico, rsrs. Amei suas pinturas, lindas folhas, tudo muito bem pintado. Eu ainda estou cheia de vontade de pintar. Imprimi um risco de uma menina que tem chapel e aparece assim a cabeça e ate os ombros delas... Tava com vontade de fazer, mas aki ninguem gostou então nem fiz, rsrs. Bjsssssssss

    ResponderExcluir
  35. Haa eskeci.
    Não conhecia não a giria, mas só de saber de suas pasadas nos blogs, rsrs eu ja imaginei o que seria. Cansadaaa,rsrs. Xauu

    ResponderExcluir
  36. Olá Nil,
    Tudo bem???
    Esses paninhos ficaram um encanto,lindíssimossssssss...
    PARABÉNS!!!
    Beijinhos e BOA semana.
    Paula

    ResponderExcluir
  37. Muito especiais sus trabajos, delicados. Cuaresma, tiempo de reflexion. Un abrazo.

    ResponderExcluir
  38. Olá Nil. Fiquei contente com sua visita, eu estou bem, trabalhando bastante e cuidando do netinho.Faz parte da vida. Um grannnnde abraço amiga e fica com Deus.

    ResponderExcluir
  39. nil,que gustazo visitar tus trabajos,que bonitos y reales que los pintas,me encantan,que manos tan màgicas posees.un beso.conchi.

    ResponderExcluir
  40. Oi Nil, que lindo!!!!
    Adorei!!!!
    Bjs
    Andrea

    ResponderExcluir
  41. Oi Nil!
    Passando em visita a este blog tão cheio de inspiração!
    Miga, você esbanja talento! Parabéns!
    Bjkssssssssssss

    ResponderExcluir
  42. Oi Nil querida!
    Têm selinho para você lá no ginapatchwork.blogspot.com
    Bjksssssssssss

    ResponderExcluir
  43. Nil obrigada pela visita e pelas dicas! Recomeçar a pintar foi muito bom, ainda mais com apoio de artesãs fantáticas e maravilhosas! A primeira não tinha usado o clareador, mas agora usei e deu certo!! Embaixo segui uma dica da Rita com isopor e papel laminado!! Logo posto as fotos!!
    Obrigada!Bom fim de semana!! bjos

    ResponderExcluir
  44. ola Nil to Acompanhando seu trabalho comecei agora a pintar,to adorando e vi seu trabalho todos muito lindos..Parabens tirei varias ideias atraves do seu trabalhorsrs... por enquanto faço so pra mim mais vendi dois..aos poucos quero me aperfeiçoar sempre gostei desse tipo de trabalho mais não tinha tempo estou desempregada resolvi tentar e estou amando...

    ResponderExcluir
  45. Nil estou acompanhando seu trabalho estou desempregada e estou amando a arte de pintar,ja vendi 2 trabalhos meus..pego algumas dicas suas e to indo com vmuita força de vontade realizar essa arte...valeu Nil

    ResponderExcluir
  46. Oi Vinicia, tudo bom.
    Que chato você esta desempregada, mas se Deus quiser logo aparece alguma coisa bem legal pra você fazer.
    Esse tempo livre é ótimo pra se dedicar ao artesanato e quando a gente consegue vender algum paninho é uma satisfação danada de boa, a gente se sente bem importante né, eu me senti e me sinto até hoje quando alguém compra ou encomenda alguma peça minha e sai com aquela cara de que adorou!!! Amo isso.
    Olha Vinicias fique a vontade aqui no Coisas da Nil, tem bastante riscos e dicas se você precisar de algo mais pode me perguntar, deixando recadinho aqui nos post, que se eu puder responder será um prazer viu.
    Um grande abraço minha querida, e que Deus te abençoe muito neste ano de 2013 preparando algo maravilhoso para você.
    Bjs

    ResponderExcluir

Olá é um prazer ter você no meu blog
E sera um prazer ainda maior ler o que você tem
a dizer.
Não deixe de fazer um comentário antes de sair.
Abraços.